12. Giclée – por Sônia Menna Barreto

Telas: Sônia Menna Barreto

Giclée é uma palavra de origem francesa, que significa pulverizado, jateado. Foi adotada no meio artístico internacional como nome dessa nova técnica de impressão, tanto em tela (Giclée on canvas) como em papel (Giclée on paper).

A partir de um cromo (10x12cm) do quadro original, é criado um arquivo digital de altíssima resolução.

O equipamento usado é uma impressora de última geração que jateia cerca de 4 milhões de gotículas de tinta por segundo e proporciona uma gama de 16 milhões de cores, fornecendo a maior fidelidade à obra original. Nenhuma técnica de reprodução existente hoje atinge tamanha definição e qualidade.

As gravuras são produzidas obedecendo padrões internacionais, garantindo estabilidade cromática e durabilidade por mais de 100 anos, desde que observadas as normas de conservação.

As gravuras em tela já possuem uma camada de verniz protetor, não necessitando qualquer adição de uma outra. Para limpar a tela, passar somente um pano livre de fiapos, macio e seco. As giclées em papel devem ser emolduradas com vidro.

Sônia Menna Barreto

Sobre Sônia:

SURREALISMO À BRASILEIRA

Sônia Menna Barreto é indiscutivelmente uma das pintoras mais representativas na história das artes plásticas brasileira, e que abraçou o surrealismo dominando com maestria a técnica trompe-l’oeil para criar cenas ou paisagens como se fosse possível olhar para a inconsciência e materializar os seus sentidos. (…) Assim como os outros surrealistas a artista também se aproximou da gravura, e tem trabalhos realizados em séries limitadas cuja produção é acompanhada pessoalmente para verificar cada exemplar, sua fidelidade, qualidade e autenticá-lo. Aliás esta é uma exigência da artista e da equipe que a cerca, pois é desta forma que mantém o seu trabalho reconhecido por inúmeros críticos, marchands e galeristas, no Brasil e no exterior.
Sônia Menna Barreto é a artista que merece a nossa atenção, pois desbrava caminhos para disseminar sua arte e escreve sua história com uma carreira sólida e promissora.
Roberto Bertani ( maio de 2006 )
Textos e obras extraídos do site Oficial de Sônia Menna Barreto, com a devida autorização da artista plástica.

Conheça mais sobre o trabalho de Sônia Menna Barreto, entrando em seu site: http://www.mennabarreto.com.br

Contato: ASSESSORIA – SÔNIA MENNA BARRETO – mennabarreto@mennabarreto.com.br

Contatos – Tania Lemke:
tanialemke_arte@yahoo.com.br      dicasdetan_tanialemke@yahoo.com.br      yoris@ig.com.br

 

 

 

Anúncios

 
%d blogueiros gostam disto: